Quem sou eu

Edilberto Nobrega Martinez

  • Graduado em Medicina Veterinária, pela Universidade de Brasília (UnB)
  • Mestre em Biologia Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Doutor em Psicologia Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) quando realizou intercâmbio acadêmico na Università degli Studi di Pavia (Itália)
  • Certificação internacional Fear Free
  • Tem experiência na área de Medicina Veterinária Clínica e Comportamental, em Biologia Animal e Psicologia Social, com ênfase em comportamento animal

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Orientar pessoas através de consultas domiciliares que abordam a evolução da relação entre animais de estimação e seres humanos, com foco em conflitos cotidianos, enfermidades, manejo correto e problemas comportamentais.

VISÃO

Ser referência na promoção de relações pacíficas e harmônicas entre seres humanos, cães e outros animais de seu convívio.

VALORES
  • Unidade familiar (respeitar as individualidades, necessidades biológicas e espaço de cada membro)
  • Bem estar animal (possibilitar interações sociais inter e intraespecíficas, propiciar enriquecimento ambiental, assim como disponibilizar ganhos e gastos energéticos diários)
  • Posse responsável (estar ciente das normas e leis vigentes a respeito da responsabilidade e compromisso ao ter animais de estimação)

Atividades Realizadas

Meu trabalho tem o propósito de alertar, prevenir e esclarecer diversos conflitos gerados pela relação entre cães e humanos, além de outros animais de estimação, aumentando assim o desejo das pessoas em obter conhecimento antes e depois de adquirir um companheiro e, dessa forma, orientá-las a procurar ajuda para a solução de possíveis problemas existentes com eles. Transmito meus conhecimentos aos clientes no que diz respeito à evolução da relação entre animais de estimação e seres humanos, através da prevenção e abordagem dos conflitos cotidianos, do manejo correto, da legislação, de manuais de boas práticas e das enfermidades caninas e zoonóticas.
Durante a consulta recomenda-se a utilização de protocolos para prevenção de enfermidades, aplicados por um profissional competente: Vacinação, Vermifugação e Exame Clínico.
Com os clientes abordo o comportamento apontado como indesejado, além de sugerir protocolos de tratamentos respaldados pelos três pilares da medicina veterinária comportamental (Adaptação Ambiental; Modificação Comportamental; Psicofarmacologia) a fim de extinguir ou minimizar o problema. Também debato tópicos como: cães e outros animais de estimação podem ser tratados como membros da família? As pessoas estão preparadas para ter um animal de estimação (tempo/motivo)? Como e quando se deu a domesticação dos animais? Quais os papéis deles na socioecologia humana? O meio tem influência no comportamento? A raça é determinante para um comportamento específico? O debate é respaldado pelo desenvolvimento de trabalho profissional e por projetos de pesquisa ligados ao comportamento animal.

Licença
CRMV-DF 3537